Como cuidar da planta Bico de Papagaio

O planta Bico de Papagaio (Euphorbia pulcherrima), também conhecida como Poinsetia, Estrela-de-Natal e folha-de-sangue é originária do México, e pode ser encontrada nas cores: vermelho (a mais popular), rosa, creme, roxa, salmão, amarelo e até branco.

Sua flor é bem pequena e fica no centro da planta, a parte colorida que parecem ser as pétalas das flores é na verdade uma folha modificada por bactérias.

Muito vendida em pequenos vasos para decoração, principalmente na época do Natal, se plantada em áreas externas vira um arbusto que cresce até 4 metros de altura se não podado.

Como cuidar da planta Bico de Papagaio

Cultivo:
Como necessita de muito sol, ela desenvolve-se bem em lugares quentes, procure plantá-la em lugares ensolarados.

O solo ideal para cultivo é um que seja solto e com boa drenagem, então uma adição de areia lavada ou substrato para vasos a terra são necessários.

A floração do Bico de Papagaio é normalmente no inverno, porém se conseguir reproduzir a diminuição de luminosidade, simulando dias de sol mais curtos, a planta “entenderá” que está no inverno e pode desta maneira florir em épocas diferentes do ano.

Regar:
Não é recomendar encharcar, as regas só devem acontecer quando o solo estiver quase seco.

Adubação:
Recomenda-se que seja feita adubação no início do inverno preparando-a para próxima floração. Procure adubar de preferência, após as 16:00h, em dia de lua cheia. Pode ser usado uma mistura de composto orgânico, adubo animal curtido, na proporção de 4:1 e NPK fórmula 10-10-10, 2 colheres de medida para 1 balde de mistura.

Poda:
A poda pode ser feita de acordo com o formato que a pessoa desejar, para manter a planta baixa, por exemplo, corte a ponta dos galhos superiores, isso vai estimular a saída de galhos laterais.

Plantio:
Após a floração, retire alguns galhos e todas as folhas e corte-os em estacas de cerca de 20cm. Prepare vassos de 15cm de diâmetro e plante-a com uma mistura de areia com terra.

Leia também:

  1. Como cuidar e tratar da planta da Rosa do Deserto
  2. Dica de como cuidar de crisântemos
  3. Como cuidar de Violetas Africanas
  4. Cuidados e dicas para comprar um imóvel na planta
  5. Como fazer uma pipa papagaio cafifa arraia

§ 2 Responses to “Como cuidar da planta Bico de Papagaio”

  • rafael ruffo says:
    gostaria de saber o que fazer para as folhas ficarem sempre vermelhas.
  • Nair Aparecida da Silva says:
    Obrigada pelas informações, vou aplica-las. Depois comentarei os resultados. Abraços…
  • § Deixe um comentário

meta