Dicas de como ensinar o bebê a falar

A principal dica para o bebê aprender a falar é estimulá-lo sem forçar a barra.

A principio não tem um período certo para criança começar a falar, uns começam a falar as primeiras palavras logo após um ano, outros só começam depois dos dois anos, antes disso não há o que se preocupar.

Passaremos algumas dicas de como ensinar o bebê a falar que podem se usadas assim que o neném nasce, pois o aprendizado demora mesmo, é uma enxurrada de palavras que a princípio para a criança, parecem sem sentido, só aos poucos é que vai se familiarizando com o vocabulário.

Como ensinar a criança a falar:

1 – Cante várias musicas infantis;

2 – Conte historinhas, se tiver dificuldade de inventar histórias, compre livrinhos e leia;

3 – Brinque com o neném, mas sempre dizendo o nome dos objetos;

4 – Converse com muito com ele. Todos os momentos são motivos de diálogo, ao trocar as fraldas, na amamentação, no banho, procure usar as palavras daquele mini-mundo. Por exemplo, no banho, avise que vai passar sabonete na barriga, no pescoço, xampu no cabelo, enxugar com a toalha e ai por diante.

5 – Se ele emite algum som, estimule-o a repetir, mesmo que seja incompreensível, é uma tentativa dele se comunicar que deve ser incentivada. Futuramente estes sons se tornarão palavras.

6 – Repetição de palavras, inicialmente a criança tenta imitar o adulto, então, se você falar repetidas vezes papai ou mamãe de maneira suave e mais clara possível, por exemplo, um dia ele conseguirá imitar. Mostre objetos e fale o nome, inicialmente ele ficar com cara que não entendeu, mas se está prestando atenção no que você fala, vai chegar o dia que ele irá ligar a palavra ao objeto, ou o ação.

7 – Quando ele começará a falar as primeiras palavras, provavelmente ele falará algumas delas de maneira incorreta, incentive-o a repeti-la de maneira correta, mas sem radicalismo. Nunca imite o jeito do neném falar errado. Se ele falar “mamã”, por exemplo, fale para ele com um tom bem feliz na voz: “isso, mamãe”. Ele ficará contente por ter te agradado e vai falar mais vezes, mas não o corrija a todo momento para não se tornar uma coisa chata para ele.

8 – Não cobre de mais do seu filho, estimule-o, incentive-o, mas sem causar expresse, ele não pode se sentir pressionado, deixe a coisa fluir naturalmente para que não cause efeito contrário.

9 – Não seja perfeccionista, se ele troca o nome de um objeto, corrija-o de maneira sutil, mas não a todo momento. A mesma coisa quando ele tiver começando a falar frases, deixe ele falar errado e vá corrigindo aos poucos. Disciplina militar pode atrapalhar o desenvolvimento travando com medo de errar.

10 – Contato com outras crianças também é importante, pois algumas crianças “acham” que só os adultos conseguem falar, e ver (ouvir) outras crianças de sua idade falarem vai despertar que ela também pode. Por isso, muitas crianças só começam a falar depois que vão para escolinha.

Não fique frustrada(o) se seu filho não falar logo, cada criança tem seu tempo, e falar mais cedo o mais tarde não é fator determinante de medição de intelecto.

Leia também:

  1. Qual é a forma correta de colocar o bebê para dormir
  2. Bebê dicas: Como prevenir e curar a cólica do neném
  3. Como ensinar as crianças a escovarem os dentes dicas
  4. Como perder o medo e falar bem em publico dicas
  5. Como falar inglês fluente

§ 6 Responses to “Dicas de como ensinar o bebê a falar”

  • Polliana says:
    Estava muito preucupada com o meu filho de 1ano e 9 meses e não fala, so mama mas agora estou mas tranquila.Obrigada pela ajuda.
  • priscila says:
    vcs podem me ajudar ,eu tenho um filho de tres anos e nao fala como faço para ajuda lo e que quando ele era mais novo eu nao ensinava e nao conversava com ele ,como faço agora aguardo resposta
  • karine says:
    Meu filho tem 1 ano e 8 meses e so fala mamae e papai, o que devo fazer para estimular? devo proucurar um profissional? tem possibilidade de aver algum problema??
  • karine says:
    Meu filho tem 1 ano e 8 meses e so fala mamae e papai, o que devo fazer para estimular? devo proucurar um profissional? tem possibilidade de haver algum problema??
  • gislene pereira says:
    meu filho tem 3anos e nao fala praticamente nada,estou fazendo fono + ate agopra nao me falaram nada so perguntam, to mto preocupada,ele e muito desligado, oq faço, me ajude pf
  • Suellen Silva says:
    Minha BB tem 2 anos e 1 mês, estou um pouco preucupada com a demora para falar. Se é normal ou não, se devo procurar ajuda me informem, estou no aguardo.
  • § Deixe um comentário

meta