Dicas de como evitar o bullying na escola

Dicas de como evitar o bullying na escola

A maioria das vítimas de agressão física ou moral não sabe o que fazer para evitar o bullying escolar, e se submetem aos seus agressores até que aja uma intervenção.

Esta intervenção pode evitar que haja algum tipo de trauma, por isso é importante pais, professores e responsáveis pela educação das crianças ficarem atentos, qualquer mudança de comportamento pode ser um sinal do problema.

Para os atingidos, a melhor coisa a fazer para evitar o bullying na escola é denunciar o(s) agressor(es) para os pais, professores ou para direção da escola, abrir o jogo mesmo, contar tudo. Amigos dos estudantes atingidos também podem fazer a denúncia já que muitos dos estudantes atingidos sentem vergonha ou medo de fazê-lo.

A Abrapia, Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência, faz as seguintes sugestões aos educadores:

• Estimular os alunos a informar os casos;
• Conversar com os estudantes e ouvir atentamente as sugestões e reclamações;
• Valorizar e reconhecer as atitudes dos alunos no combate ao problema;
• Estimular lideranças positivas entre os estudantes como prevenção de futuros casos;
• Interferir diretamente nos grupos, o quanto antes, a fim de resolver o problema em seu nascedouro;
• Criar regras de disciplina para a classe em coerência com o regimento escolar;

Atitudes como estas são eficientes para diminuir a violência física e moral dos estudantes brasileiros, basta praticá-las.

Leia também:

  1. Bullying pela Internet: Dicas para evitar e combater o bullying virtual
  2. Como evitar caspas dicas sintomas
  3. Dicas para corrigir erros de postura e evitar dores nas costas
  4. Dicas de como montar uma quadrilha de Festa Junina na escola
  5. Como fazer um fantoche simples para escola

Tagged: , , , ,

§ 2 Responses to “Dicas de como evitar o bullying na escola”

  • [...] também chamado de cyberbullying, ou bullying virtual, é bem mais difícil de combater que o Bullying na escola. Isso porque, muitas vezes, é difícil chegar até aos agressores que se “escondem” atrás dos [...]
  • matheus says:
    meu colega min descrimina muito eu estou no sexto ano e esse menino só min chama de seboso gordo nojento e sempre que eu sento perto dele ele-se afasta de min como-se tivesse com nojo
    ele teve uma briga com migo por causa de uma bola nos a turma estávamos na sala de vídeo vendo um vídeo sobre o bulliyng chegando na sala de aula a bola que ele tinha deixado perto da mesa do professor um dos golegas de outra sala ou da mesma pegou a bola e escondeu dentro da sesta do lixo e uma golega achou ai eu min alevantei fui la perto e disse deixe deixe ai para ela fica procurando ai ele ouve e vem correndo e toma a bola eu min sento e ele vai ate la e pega a bola e vem ate eu e min agride com a bola eu para não apanha eu min alevanto com muita raiva e vou min defender batendo ne
  • § Deixe um comentário

meta