Como fazer um currículo bem feito, exemplos e modelos de curriculum vitae para baixar

O segredo de fazer um currículo bem feito é ser claro e objetivo, não adianta “encher lingüiça” e contar a história de sua vida. Se você trabalhou em duas áreas de atuação, você deve focar na área que está disponível na empresa em que quer trabalhar ou na área que quer atuar de fato. Evite que ele fique com mais de uma folha.

Normalmente a pessoa que vai fazer a seleção recebe vários currículos, e se tiver muita coisa escrita ele pode não ler tudo e não enxergar a qualidade que deseja passar. Seja claro e objetivo, mas não deixe nenhum dado importante faltar.

Para fazer o currículo evite os horários onde há muita gente por perto, para não dispersar sua atenção, faça com muita calma e depois releia várias vezes para ver se não há nenhum erro, principalmente de português, isso pode significar sua ruína.

Comece com seus dados pessoais, nome completo, endereço, telefone, e-mail. Não precisa colocar todos os números dos seus documentos, porém há documentos que são indispensáveis, isso vai depender de cada profissão.

Em seguida coloque seus objetivos de acordo com a área profissional ou o cargo que pretende assumir, procure não “atirar para todo lado”.

Coloque agora a experiência na profissão, não esqueça do foco, se você quer trabalhar na área de saúde, não adianta colocar que você trabalhou como balconista em uma loja no shopping, e vice versa.

Nos dados acadêmicos, você pode colocar o diploma ou licenciatura que concluiu, ou está concluindo, coloque a especialidade, a universidade e data de conclusão.

A formação complementar, a mesma coisa, coloque os que ajudarão a conseguir o cargo pretendido, não adiante colocar curso e tricô e crochê para a vaga de atendente de telemarketing.

Informática e Inglês hoje em dia são importantíssimo, porém só coloque se na entrevista você puder provar que sabe ou já fez o curso (tem o diploma ou certificado).

Você pode descrever também o interesse, também com ênfase na carreira profissional pretendida.

Outra dica para fazer um currículo bem feito é pesquisar na empresa que vai entregar o documento, o que eles pretendem com o novo profissional, e assim escrever o texto (nunca faça textos longos) de acordo com o que eles esperam de você. Por exemplo, se você descobrir quanto a empresa deseja lhe pagar, você pode colocar que o salário pretendido é próximo a este valor, se colocar muito menos você pode se desvalorizar e se colocar muito mais você pode perder o emprego.

Para ajudar ainda mais vamos deixar disponível alguns exemplos e modelos de curriculum vitae para baixar que foram feitos por especialistas, e que você pode modificar no Word da Microsoft.

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

Modelo 4

Modelo 5

Modelo 6

Modelo 7

Modelo 8

Boa sorte!

Leia também:

  1. Dicas de como fazer um currículo bem feito
  2. Diferenças entre modelos de tablets disponíveis no mercado
  3. Modelos de convites de Festa Junina para fazer na escola
  4. Curso de violão técnica fácil de aprender a tocar – baixar download
  5. Dica de programa gratuito para lojas que cadastra clientes, produtos, realiza vendas … Baixar download

§ Deixe um comentário

meta